Existem inúmeras línguas faladas dentro e fora do Reino Unido e o inglês é apenas uma delas.
Se alguém vai para o Reino Unido – que língua se pode esperar que as pessoas falem? A resposta fácil é, claro, inglês – e, naturalmente, todos falam inglês lá. Mas na verdade existem muitos idiomas nas Ilhas Britânicas. Para os fins deste artigo, incluiremos as Dependências da Coroa Britânica da Ilha de Man e das Ilhas do Canal – embora tecnicamente não façam parte do Reino Unido.
A Grã-Bretanha é complicada – ainda mais complicada pelo número de territórios que ainda controlam em todo o mundo. O Reino Unido é formado por quatro países em uma união, enquanto Grã-Bretanha é o nome da ilha – é tudo um pouco complicado com esse velho país.
Idiomas na Escócia
Gaélico Escocês:
O inglês tem sido historicamente a língua nativa de toda a Inglaterra – e grande parte da Escócia. Enquanto todos os escoceses hoje falam inglês, alguns ainda são gaélicos escoceses. Esta é uma língua celta falada principalmente no extremo noroeste da Escócia e nas Hébridas Exteriores (a maior porcentagem é nas Hebridas Exteriores). É nativo do que é chamado de Gaels of Scotland.
Onde: Nos Gaels da Escócia
O gaélico escocês pertence à mesma família do irlandês e do manx e se desenvolveu a partir do irlandês antigo. Hoje é falado por cerca de 57.000 pessoas na Escócia – ou por cerca de 1,1% da população com mais de três anos de idade.
- Caixas de som: cerca de 57.000
- Por cento: Cerca de 1,1% da população da Escócia
Escocês:
Scots também é chamado de Lowland Scots ou Broad Scots. É pensado de várias maneiras como uma língua distinta ou um dialeto do inglês. Muitos o considerariam um dialeto escocês muito amplo do inglês com várias palavras escocesas – como bonny, loch, burn, etc.
- contínuo: Senta-se no final de um continuum linguístico e é pensado de várias maneiras como uma língua ou dialeto inglês
País de Gales – Galês
O galês é falado por uma proporção significativa da população do País de Gales e é uma língua britânica da família das línguas celtas. Entre 19% e 30% da população galesa pode se comunicar no País de Gales e é encontrado em todos os escritos do governo e até mesmo em todos os sinais de trânsito.
- Caixas de som: Entre 19% e 30% da população
- Classificação: céltico
No País de Gales, a língua galesa é uma língua oficial junto com o inglês. É considerada a mais vibrante das línguas celtas em termos de falantes ativos e não é considerada uma língua em extinção.
As Ilhas do Canal
As Ilhas do Canal são compostas por dois países (ou Dependências da Coroa) de Jersey e Guernsey e também têm seus próprios idiomas. As Ilhas do Canal foram historicamente parte da província francesa da Normandia, mas têm sido a posse da coroa inglesa nos últimos 1.000 anos. As ilhas têm suas variedades únicas de francês.
Jersiais – Em Jersey:
A Língua de Jersey (também chamada de Jèrriais ou Francês de Jersey) é a língua tradicional do povo de Jersey. É uma forma do francês normando e seus parentes mais próximos são outras línguas normandas – como o Guernésiais, falado na vizinha Guernsey.
Ao longo do último século, a língua declinou à medida que o inglês assumiu o controle, hoje há muito poucas pessoas que a falam como língua materna e o número de falantes diminui anualmente.
- Falantes nativos: Cerca de 2.000
Guernésiais – On Guernsey:
Guernésiais partilha uma história semelhante com a vizinha e parente Jersiais. Sendo um descendente da língua normanda, também é influenciado pelo nórdico antigo e pelo inglês. Com alguma dificuldade, é mutuamente inteligível com Jerrisis. Ainda há menos pessoas falando Guenesiais do que Jersiais.
- Falantes nativos: Cerca de 200
Irlandês – Irlanda do Norte
Claro, o irlandês é falado na República da Irlanda, mas também é falado (mas menos) na Irlanda do Norte, que faz parte do Reino Unido. O irlandês é uma língua celta e nativa da ilha da Irlanda. Foi a primeira língua da população até finais do século XVIII.
Ainda é falado como primeira língua em algumas comunidades em lugares como Cork, Dongel, Galway e Kerry (República da Irlanda). Quase 40% da população da República da Irlanda afirma ter alguma habilidade para falar irlandês.
- Caixas de som: Cerca de 1,8 milhão com pelo menos alguma habilidade
Na Irlanda do Norte (que na verdade é o Reino Unido), cerca de 11% afirmam ter algum conhecimento de irlandês e 3,7% podem “falar, ler, escrever e entender” irlandês. Uma pesquisa de 1999 mostrou que 1% a falava como língua principal em casa.
Línguas quase extintas das ilhas britânicas
- Cornualha: Uma vez falado na Cornualha, agora é considerado extinto, exceto por algumas pessoas que tentam reviver o idioma
- Manx: A antiga língua da Ilha de Man foi extinta como primeira língua desde 1974 – alguns falantes estão tentando reviver a língua