Quem tem filhos pequenos costuma notar que como estão em uma fase de crescimento, perdem roupas e calçados com facilidade. Mas isso não acontece somente com esses itens, mas também com os móveis utilizados na decoração do quarto e saber o tamanho de camas, para começar o enxoval.
Mesmo que você tenha montado um lindo quarto para o seu bebê, inevitavelmente ele irá crescer e será necessário comprar novos móveis, o que acaba pesando no bolso, ainda mais se a família tiver mais filhos.
Para minimizar os gastos com móveis adequados a cada fase de vida dos filhos, optar por um quarto planejado infantil pode ser uma boa opção. Atualmente existem muitos móveis disponíveis no mercado que podem ser convertidos em camas individuais, sofás e camas, podendo ser utilizados durante toda a fase de crescimento da criança.
Além disso, como os imóveis atuais estão cada vez menores, contar com móveis planejados na decoração do quarto infantil costuma ser muito importante, já que ajuda a aproveitar todo e qualquer espaço disponível no ambiente, ainda mais se tiverem que acomodar duas ou mais crianças no mesmo quarto.
Dicas para decoração se o quarto for pequeno
Existe uma tendência nos apartamentos mais modernos que dificilmente deixará de ser cada vez mais adotado pelas construtoras: o de imóveis cada vez menores. Nas grandes cidades, devido ao alto preço do metro quadrado, e da escassez de terrenos para construir, são cada vez mais comuns imóveis com 60, 50 e até 40 metros quadrados.
Diante dessa realidade, para quem possui uma família de pelo menos quatro pessoas, fica meio complicado acomodá-las em um espaço pequeno, principalmente nos quartos, que são os cômodos que mais costumam sofrer com os espaços reduzidos. Mas não se trata de uma tarefa impossível. Sabendo escolher um bom projeto de decoração, com os móveis adequados e muita criatividade, é possível criar um ambiente aconchegante, especialmente nos quartos pequenos.
Especialistas costumam fornecer as seguintes dicas que ajudam na decoração de quartos pequenos: Primeiro, dê preferência nos móveis básicos do quarto, como uma cama, cômoda, um criado mudo e um guarda-roupas que não seja muito grande, de preferência adquiridos em lojas de móveis planejados.
Para evitar que o ambiente proporcione uma sensação de espaço ainda menor, não utilize cores escuras na decoração e nas paredes. Pelo mesmo motivo não escolha lustres muito grandes. Por fim, os espelhos costumam ser recursos bem-vindos para aumentar a sensação de espaço.