O SS Yongala é um dos maiores desastres marítimos da Austrália e um dos melhores naufrágios para mergulhar – cheio de vida marinha vibrante.
Talvez o naufrágio mais famoso da Austrália seja o do SS Yongala, que afundou durante um ciclone em 1911 na costa tropical do norte da Austrália. Atrai mais de 10 mil mergulhadores anualmente e é considerado um dos melhores naufrágios para mergulho e um dos melhores recifes artificiais.
Nos Estados Unidos, um dos melhores lugares para mergulhar em naufrágios em água doce é o Lago Erie, propenso a tempestades, com seus muitos naufrágios. Para aqueles que gostariam de ter uma experiência de mergulho muito mais extrema, é possível que mergulhadores experientes explorem a frota afundada no Atol de Bikini (a frota fantasma afundada em testes nucleares).
O que saber sobre o malfadado SS Yongala
O SS Yongala era um navio de passageiros e carga e foi construído pela Armstrong Whitworth & Co Ltd em Newcastle upon Tyne, Inglaterra. Ela foi construída para atender rotas no país recém-criado da Austrália e se tornou o primeiro navio a navegar de Brisbane para Fremantle direto 5.000 quilômetros (2.700 milhas náuticas) – a rota mais longa da Austrália.
- Lançado: 29 de abril de 1903
Ela encontrou seu destino aquático em sua 99ª viagem em águas australianas em 24 de março de 1911. Somente alguns dias depois ela foi dada como desaparecida.
Ela é um dos maiores desastres marítimos da Austrália. Ela afundou, ceifando a vida de todas as 122 pessoas a bordo, e vestígios do navio não foram encontrados até dias depois, quando a carga e os destroços chegaram à costa. O naufrágio em si não foi encontrado até 1958.
- Localização: Fora de Cape Bowling Green, Queensland, Austrália
- Data: 23 de março de 1911
- Perdido: Todos os 122 passageiros e tripulantes foram perdidos
O naufrágio foi detectado pela primeira vez pela marinha australiana durante a década de 1940, mas eles não fizeram nada para acompanhar a descoberta. Foi apenas em 1958 que Bill Kirkpatrick localizou os destroços e trouxe à superfície um cofre de aço incrustado de cracas. Não havia nada no cofre, mas seu número de série – 9825W foi rastreado para o SS Yongala durante sua construção em 1903.
O naufrágio do SS Yongala hoje
Hoje o naufrágio Yongala tem 109 metros (358 pés) de comprimento e está inclinado para estibordo em um ângulo entre 60° e 70°. Sua integridade estrutural foi mantida e ela repousa a uma profundidade de cerca de 30 metros (98 pés). As seções superiores dos destroços estão a uma profundidade de cerca de 16 metros (52 pés).
- Profundidade: 30 metros (98 pés) – Seções Superiores; 16 metros (52 pés)
- Doença: Ela está em boas condições
Ela se tornou um recife artificial com o fundo do mar ao seu redor sendo aberto e arenoso. Ela se tornou um habitat complexo para uma gama diversificada de vida marinha. Ela está na seção central do Great Barrier Reef Marine Park.
- Protegido: Ela é protegida pelo Lei de Naufrágios Históricos de 1976
- Permitir: É necessária uma permissão para mergulhá-la
O acesso ao SS Yongala é permitido apenas e a zona ao seu redor é protegida. As licenças podem ser obtidas na Seção de Arqueologia Marítima do Museu de Queensland Tropical.
- Mergulhadores: Ela atrai mais de 10.000 mergulhadores anualmente
Hoje, o SS Yongala é uma grande atração turística de mergulho. Ela é uma atração muito popular com mais de 10.000 mergulhadores que vêm visitá-la todos os anos. Ela é de particular interesse por ser um dos maiores e mais intactos naufrágios históricos.
Se alguém for vê-la, não se esqueça de conferir o Museu Marítimo de Townsville, que possui uma extensa exibição de Yongala recordações.
Mergulho no SS Yongala
“Explorar o SS Yongala é uma experiência de mergulho comparável a poucos outros lugares no planeta. A combinação da história misteriosa do naufrágio e a vasta quantidade de vida marinha residente fazem do Yongala um mergulho imperdível.”
Yongala mergulho
Uma das empresas que oferece passeios de mergulho para pequenos grupos no SS Yongala é a Yongala Dive. Eles fornecem mergulhadores certificados e todo o equipamento e transporte necessários para mergulhar no naufrágio.
Para chegar ao naufrágio, são necessários 30 minutos de barco. Seus passeios de mergulho em pequenos grupos incluem:
- Mergulhos: 2 mergulhos do naufrágio
- História: Uma palestra sobre a história do Yongala
- Refrescos: Lanches e bebidas são fornecidos no navio de mergulho
- Almoço: Almoço Churrasco (no Dive Center)
Para mergulhar com eles existe uma lista de requisitos mínimos. Os mergulhadores precisam ter a certificação Open Water com 6 mergulhos registrados e treinamento de mergulho profundo. Os mergulhadores em águas abertas devem concluir o mergulho de orientação profunda (habilidades subaquáticas) com um PADI Dive Instructor durante o 1º mergulho no naufrágio (custo extra se aplica).
- Idade minima: 16 anos de idade
- Experiência: É necessário um nível de experiência em mergulho
Os mergulhadores novatos (aqueles com menos de 20 mergulhos) precisam ter atualizado suas habilidades nos últimos seis meses e precisam receber um guia de mergulho.