A Inglaterra experimentou sua própria paranóia durante o início do século XVII, e os visitantes podem percorrer o caminho de uma das provações mais infames.
Muitos estão familiarizados com a histeria das bruxas do século 17 por causa dos julgamentos de bruxas que ocorreram em Salem, Massachusetts. Enquanto os eventos que ocorreram em Salem deixaram uma mancha negra no passado da Nova Inglaterra, a caça às bruxas começou antes disso, do outro lado da lagoa na Inglaterra durante o início de 1600. Em todo o país, a histeria em massa seguiu as ordens do rei Jaime I da Inglaterra, ex-rei Jaime IV da Escócia.
A paranóia em torno do livro escrito por King James, Daemonologie, ajudou a desempenhar um papel na caça às bruxas alimentada pelos cidadãos. Até hoje, os visitantes do Reino Unido ainda podem aprender sobre os eventos que provocaram o terror em quase todo o mundo e podem visitar um dos locais de julgamento de bruxas mais notórios do país.
Lancaster, Inglaterra: Caminhe pelas provações das bruxas de Pendle
Aqueles que são bem versados em sua história de julgamento de bruxas provavelmente já ouviram falar dos julgamentos de bruxas de Pendle. Estes foram alguns dos mais infames da história da Inglaterra e envolveram a execução de uma família inteira que supostamente praticava bruxaria. Não muito diferente dos julgamentos de bruxas que ocorreram em Salem, a principal testemunha nos Julgamentos de Pendle era uma jovem chamada Jennet Device.
Ela tinha apenas nove anos na época em que fez suas acusações. Esses julgamentos foram documentados por um homem chamado Thomas Potts, que escreveu o livro The Wonderfull Discoverie of Witches in the County of Lancaster, que é como tanta informação é conhecida sobre eles até hoje.
Como começaram os julgamentos das bruxas de Pendle
Foi feita uma alegação de que um membro da família Device, Alizon Device, foi acusado de amaldiçoar um homem que adoeceu. O prego no caixão – por assim dizer – foi o fato de que a família Device estava cheia de curandeiros, e a linha entre a cura e o ocultismo tornou-se tênue. Em seu pânico, Alizon começou a pensar que ela era verdadeiramente responsável pelo destino do homem doente. Foi essa paranóia que a levou a divulgar os nomes de duas outras mulheres, descrevendo-as como ‘astutas’ de acordo com o Cristal Errante, e alegando que curavam as pessoas com feitiços e encantos. Quatro das dez pessoas enforcadas eram da família Device, e as outras eram consideradas cúmplices daqueles que se supunham serem bruxas. Hoje, os visitantes podem acompanhar o julgamento de Caminhando com as Bruxas por Lancaster, levando as pessoas aos momentos mais cruciais e trágicos do julgamento.
Comece a caminhada pela trilha na floresta de Trawden
Foi neste local que Alizon Device teria conhecido John Law, o homem que muitos a acusaram de xingar. Alizon estava a caminho de Trawden Forest quando conheceu Law pela primeira vez e, pouco depois, ele teve o que muitos agora acreditam ter sido um derrame.
Quando ele adoeceu pouco depois, os moradores chegaram à conclusão de que deve ter sido Alizon quem o amaldiçoou. Os visitantes podem começar sua caminhada aqui sabendo que este foi o começo do fim da família Device e da reputação que Alizon tinha antes da doença de Law.
Torre Malkin, a casa do coven suspeito
Acreditava-se que esta torre de pedra era o local do coven das bruxas de Pendle, e também atende pelo nome de Demdike Coven, um nome que foi compartilhado com a avó de Alizon. Embora a torre não esteja mais de pé hoje, houve esforços arqueológicos para encontrá-la, e muitos acreditam que as ruínas em Barley, perto do reservatório de Lower Black Moss, podem ter sido o local onde ela ficava.
Castelo de Lancaster, onde os julgamentos se desenrolaram
Os suspeitos de bruxaria foram mantidos nas masmorras do Castelo de Lancaster, dando aos visitantes uma ideia do que eles passaram enquanto aguardavam uma decisão sobre seus destinos.
Os julgamentos também foram realizados no tribunal original localizado dentro do castelo, que já foi demolido – mas o próprio castelo ainda pode ser visitado.
Pendle Hill & Gallows Hill, os momentos finais
Tanto Pendle Hill quanto Gallows Hill carregam um significado tremendo em relação aos julgamentos das bruxas de Pendle. Pendle Hill era conhecida como um foco de atividade de bruxaria durante o século 17, e diz-se que a própria colina está associada ao sobrenatural. É um destino popular para quem celebra o Halloween todos os anos; além de seu significado histórico, também oferece vistas deslumbrantes da paisagem circundante.
Gallows Hill, mais tragicamente, foi o local onde os acusados nos julgamentos de Pendle foram enforcados. Ele está localizado no Williamson Park, e os visitantes encontrarão a localização exata perto do Ashton Memorial.
Trilha de caminhada oficial das bruxas de Pendle
Aqueles que visitam Lancaster e preferem fazer um passeio guiado podem se interessar pelo tour oficial do Pendle Witch Trial da cidade. A caminhada de cerca de quatro milhas leva os visitantes a locais que têm afiliações conhecidas com os Pendle Trials com sites adicionais associados a outros julgamentos, terminando em Pendle Hill.