Perto de Bali, há um vulcão único de “lava azul” que pode ser visitado em uma viagem de um dia saindo de Bali. Este é um dos vulcões mais exclusivos do mundo.
Já ouviu falar de um vulcão de lava azul? Viaje para a ilha indonésia extremamente populosa de Java e verá uma das vistas geológicas mais notáveis. Ijen é famosa por seu enxofre que queima criando a ilusão de “lava azul”, nenhum outro lugar no mundo é igual a ele.
Esta não é a única atração vulcânica única em Java. A ilha também abriga o devastador fluxo de lama Sidoarjo ou Lusi – um vulcão de lama – que destruiu muitas casas e provavelmente foi feito pelo homem (os locais oferecem passeios). É provável que o vulcão de lama Lusi continue em erupção por muitos anos. A Islândia tem o único vulcão do mundo que pode realmente descer e se aventurar dentro de suas câmaras de magma esgotadas.
O que é lava azul?
A lava azul não é realmente azul, em vez disso, é o fogo azul ou fogo de enxofre que resulta do enxofre sendo liberado enquanto queima. Arde como uma chama azul elétrica que tem a aparência ilusória de lava.
- Razão: Enxofre queimando com uma chama azul elétrica
- Lava: Não é realmente lava ou uma erupção vulcânica
- Lava Cor: Laranja vermelha
- Ignição: O enxofre inflama a 360 °C (680 °F)
Este é um fenômeno raro no mundo, com o vulcão Kawah Ijen na Indonésia sendo o mais conhecido e documentado do mundo. Os incêndios lá queimam regularmente.
O enxofre queima ao entrar em contato com o ar quente (combusta a temperaturas acima de 360 °C (680 °F), as chamas resultantes são enérgicas e azuis. Para que a lava seja realmente azul, ela precisa ter pelo menos 6.000 °C (10.830 °F), que é muito mais quente do que qualquer coisa naturalmente possível na superfície da Terra.
Outros locais para “lava azul”:
- Etiópia: Montanha Dallol
- Parque nacional Yellowstone: Durante incêndios florestais, pois queimam grandes quantidades de enxofre na área
- Kilauea, Havaí: Durante a erupção de Lower Puna em 2018 (da queima de metano)
Sobre o vulcão Ijen
O vulcão Ijen é um complexo vulcânico de um grupo de vulcões compostos no leste de Java, na Indonésia. É famosa em todo o mundo por seu fogo azul, lago de cratera ácida e mineração de enxofre trabalhosa.
- Localização: Java Oriental, Indonésia
O ponto mais alto do complexo vulcânico é o estratovulcão Gunung Merapi, enquanto a caldeira Ijen tem cerca de quilômetros (12 milhas) de largura. Ijen fica a oeste de Gunung Merapi e tem um lago de cratera ácida de cor turquesa com um quilômetro de largura ou 0,6 milhas de largura. Este lago é reconhecido como o lago de cratera mais ácido do mundo
- Ácido: O lago da cratera é o mais ácido do mundo
- Nome: Gunung Merapi significa “Montanha de Fogo” em indonésio
Também é conhecido pela mineração de enxofre aqui. Trabalhadores carregavam cestas carregadas de enxofre do chão da cratera.
- Maior: Ijen tem a maior área de chamas azuis do mundo
À medida que o enxofre de dentro do vulcão rompe a superfície, ele pode atingir temperaturas de até 600 ° C (1.112 ° F) – muito mais do que os 360 ° C (680 ° F) necessários para a ignição do enxofre.
À medida que o enxofre encontra temperaturas e pressões mais baixas, ele se inflama e explode em chamas azuis. Essas chamas podem subir até 5 metros ou 16 pés no ar.
O enxofre então derrete e, ao fazê-lo, às vezes escorre pela face do vulcão enquanto carrega as chamas com ele. Este é um espetáculo deslumbrante que cria a ilusão de que a lava azul está fluindo pelo vulcão.
- Quando ver: À noite (pode não ser visível durante o dia)
Se alguém quiser ver essas chamas azuis, realmente precisa vê-las à noite – elas não são particularmente visíveis à luz do dia.
Visitando o vulcão Ijen com uma visita guiada
Há uma série de visitas guiadas ao vulcão Ijen e algumas delas saem de Bali, nas proximidades. Pode-se pegar uma balsa para a ilha de Java. O viator.com listado “Mount Ijen Crater Volcano Midnight Trekking Tour from Bali – Full Day” é um exemplo de uma visita guiada ao impressionante vulcão.
Este passeio começa com uma viagem de 4 horas de carro até a balsa no porto de Gilimanuk, em Bali. Aqui, os hóspedes têm um jantar local e depois partem para o fogo azul do Monte Ijen. É mais 1,5 horas até a base da montanha e todos chegarão à meia-noite.
À meia-noite, o grupo sobe até o cume – isso leva cerca de duas horas. Assim que a festa chegar ao cume, eles descem para a Cratera Ijen (mais 40 minutos), onde todos poderão ver o hipnotizante fogo azul elétrico do vulcão.
- Duração: 7 horas
- Bilhete de entrada: Incluído
- Preço: $ 145
- Incluído: Embarque e desembarque em hotéis em Bali
- Caminhada: Para acessar a caixa requer algumas horas de caminhada