Paver de concreto: 7 passos para fazê-lo você mesmo e quais as suas vantagens!

Você sabe o que é paver de concreto? Para que servem e por que são importantes na construção?

Graças à sua grande resistência ao desgaste, à sua beleza, à sua diversidade de cores e à facilidade que proporcionam na sua instalação e manutenção, os pavers são o aliado ideal para as construções, especialmente calçadas, pátios, ruas, jardins, etc. 

Se você não sabe, paver de concreto são blocos esculpidos de pedra, concreto ou tijolo usados ​​para pavimentação. É bastante comum vê-los hoje nas ruas das cidades como decoração e vilas com o intuito de melhorar o aspecto estético e dar prioridade ao pedestre e no meio fio.

Um detalhe muito interessante sobre os paralelepípedos que eram bastante populares para pavimentação de ruas durante a época colonial, onde o número de pessoas andando nas ruas era maior que o número de veículos.

Essas peças de concreto passam por um processo vibro que as torna compactas e assim podem ser úteis para garantir um trânsito mais seguro, confortável e rápido, além de ser um processo bastante econômico e resistente à chuva.

7 Passos para você mesmo fazer paver de concreto

Paver de concreto

O principal é entender que, na hora de economizar na compra de materiais de construção, o processo de criação de paver de concreto, embora não seja uma tarefa fácil, também não é considerado impossível. Contanto que você tenha bons conselhos de especialistas no assunto, não há impedimento, então aqui vamos dizer-lhe os passos que você pode seguir para que saiba como esses materiais são feitos:

1- A primeira coisa que você deve fazer é identificar os tamanhos. Se você optar por fazer estes pavimentadores em casa, a maneira ideal para isso é primeiro definir o tamanho dos mesmos. Se você quiser maiores, então pode torná-los 30 por 30 cm ou 55 por 55, dependendo do tamanho que deseja.

2- O próximo passo é cortar os pedaços de madeira que serão seu molde. Depois de definir o tamanho ideal do paver de concreto, você precisa cortar quatro pedaços de madeira se quiser que seu molde seja quadrado. Você também deve saber que é importante considerar pelo menos 5 cm de largura da madeira, pois essa também será a espessura de seu pavimento.

3 – Em seguida, junte a madeira com as dimensões corretas. Você pode colá-lo brevemente com fita adesiva e depois usar pregos de aço inoxidável para fixá-lo.

4 – Deve aplicar material isolante. Este é um passo de vital importância, pois se você não aplicar o material isolante, a madeira pode grudar no paver de concreto. Além disso, você evitará que a umidade do concreto penetre na madeira e acabe alterando sua forma.

5- É muito importante que o molde que você está usando tenha uma base. Você pode usar madeira compensada para esta finalidade, aparafusada na parte inferior da moldura.

6 – O próximo passo é espalhar o material. Assim que o molde estiver pronto, é hora de colocar nossa mistura no concreto. Não se esqueça de que deve alisar a parte superior para que não fique desigual.

7 – Use sua imaginação! Com esses passos, você pode fazer moldes de diferentes tamanhos e formatos, com designs mais inovadores. Não se esqueça, no entanto, que você deve sempre ter medidas claras para que, quando for colocá-lo, não haja falta ou excesso.

Vantagens de usar paver de concreto

Já mencionamos a grande versatilidade dos pavers, por isso podemos afirmar que o uso de pavimentadoras de concreto os deixa muito mais harmoniosos, sem contar que também dão um toque de elegância às ruas e caminhos onde são instaladas. Estas peças têm muitas outras vantagens como:

-Eles são baratos: Você não precisa investir em muitos materiais ou processos químicos ou térmicos para sua preparação, e a instalação das paver de concreto pode ser feita em um único dia.

-Manutenção fácil: É muito fácil consertar se, por exemplo, houver alguma falha na instalação, pois não é necessário destruí-la ao removê-la, como pode acontecer com o asfalto. Como são blocos ordenados, estes podem ser removidos e substituídos por novos sem nenhum problema.

-Dão um toque estético: pois com o paralelepípedo você pode fazer muitos desenhos originais e até brincar com diferentes composições. Por ser composto por várias peças, permitem romper com a monotonia do asfalto e também podem ser fabricados em diferentes cores para fazer diferentes desenhos ou desenhos no terreno.

-São práticos: Já que a água que escoa entre os pavers, evitam problemas de acúmulo de água, como poças. Também são resistentes a altas temperaturas e possuem grande resistência ao desgaste e arranhões.

-São duráveis: Por serem de concreto, suportam muito melhor as cargas e evitam o desgaste ao longo do tempo. Um pavimento bem colocado pode ter uma vida útil de mais de 40 anos!

O paver de concreto, graças às suas propriedades mecânicas e estéticas, são uma das melhores alternativas para obras urbanas. Além disso, trata-se de um material que pode ser reaproveitado caso seja necessária intervenção estrutural quando houver necessidade de reparos, o que evita demolições e reconstruções com material novo, traduzindo-se em uma vantagem econômica para seu projeto no futuro.