Veneza é uma das cidades mais românticas e turísticas da Europa, mas é por isso que é mais do que apenas mais uma armadilha para turistas.

Veneza é uma das cidades mais famosas do mundo. É uma das cidades mais românticas e inesquecíveis com pessoas que vêm de todo o mundo para visitá-la. Existe até uma expressão em alguns países da Europa (por exemplo, Alemanha) que diz algo como “Veja Veneza e morra”. Em outras palavras, depois de conhecer Veneza, pode-se viver o resto da vida com a satisfação de saber que se viu o melhor que o mundo tem a oferecer.
Mas Veneza realmente vale a pena ou é apenas mais uma armadilha para turistas? É verdade que há dezenas de turistas em Veneza, mas isso não prejudica o caráter e a vibração da cidade. Veneza é uma cidade deslumbrante e que vale a pena visitar.
Há muitos lugares sem turistas em Veneza
Embora haja muitos turistas em Veneza, não parece apenas mais uma armadilha para turistas. A ilha histórica é grande e os turistas tendem a se aglomerar apenas em algumas partes da ilha (como a Praça de São Marcos, a principal rua comercial, ao redor da estação de trem e a famosa Ponte Rialto (onde o Homem-Aranha foi atacado em Homem-Aranha: Longe de casa).
- Pontos turísticos em Veneza: Praça de São Marcos, Ponte Rialto, As principais ruas comerciais
Se alguém está planejando tomar uma bebida ou comida nessas partes populares de Veneza, deve-se ter o cuidado de verificar os preços primeiro (eles podem ser preços turísticos muito altos). Mas reserve um tempo para passear pela cidade e encontrará muitos cafés e restaurantes frequentados principalmente por moradores locais.
- Dica: Tome uma bebida onde as pessoas falam italiano
Toda Veneza é um museu ao ar livre e por isso pode ser difícil saber quais lugares não são tão turísticos. Algumas dicas seriam evitar os lugares populares acima (apenas se alguém quiser ficar fora do arrasto turístico) e parar em lugares onde os clientes falam italiano. Se o cardápio também for apenas em italiano, pode ser um indício de que o local tem clientela local.
A Praça de São Marcos é o coração de Veneza e imperdível, apenas espere que os preços sejam mais altos se você também quiser jantar na praça.
Os locais são amigáveis com os turistas
Em alguns lugares, os moradores se cansam de tantos turistas aparentemente invadindo o lugar que chamam de lar. Pode ser frustrante para os habitantes locais que, toda vez que saem de casa, algum turista pede informações ou que tirem uma foto.
- Atitude: Positivo em relação aos turistas
Mas os venezianos estão mais satisfeitos com os turistas. Depois de alguns anos difíceis de pandemia, os turistas finalmente estão voltando para Veneza e os locais estão felizes com isso.
Veneza é um lugar onde os habitantes locais nos fazem sentir bem-vindos e em casa. Não é uma armadilha para turistas onde se sente que os locais só os veem lá para gastar dinheiro.
- Turistas: 5,5 milhões de turistas anualmente (2019)
De acordo com statistica.com, Veneza é o décimo primeiro destino turístico mais popular da Europa (descontando Antalya e Istambul na Turquia). Tem quase tantos turistas quanto grandes cidades como Madri, e Berlim recebeu cerca de 5,5 milhões de turistas em 2019.
Veneza pode ser visitada com um orçamento
Embora muitos possam considerar Veneza um lugar caro para se visitar, pode-se visitar a cidade facilmente com um orçamento de mochila. Devido aos soberbos comboios que circulam a cada dez minutos, ligando a parte moderna da cidade no continente à histórica ilha de Veneza, pode-se escolher entre alojamento no continente.
- Alojamento: Fique no continente para economizar dinheiro
O trem para a ilha custa apenas US$ 1,50 e leva cerca de 10 minutos.
Trens Veneza continental para a ilha histórica:
- Custo: Cerca de US$ 1,50 só de ida
- Duração: 10 minutos
- Frequência: A cada 10 minutos
O verão pode ser muito quente e é quando a temporada turística está no auge e os custos são mais altos. Vá na primavera ou no outono e o clima estará mais fresco e os custos serão mais baixos.
Os albergues são uma ótima maneira de os mochileiros economizarem em Veneza. Por exemplo, no verão, o custo de uma cama no dormitório no Anda Hostel pode chegar a $ 40,00 por noite, mas na baixa temporada pode chegar a $ 15,00.
Resumindo, Veneza é uma das maravilhas urbanas do mundo e por isso não precisa ser uma armadilha para turistas. É um dos lugares mais gratificantes para se visitar em toda a Europa.