Por que não consigo emagrecer?

Provavelmente você já se fez essa pergunta em algum momento de sua vida, principalmente depois de fazer alguma dieta amealhada em alguma revista ou site ou mesmo após ter se matriculado em uma academia.

As calorias são contadas e eliminadas, os exercícios são feitos e nada de perder aqueles malditos quilos. “O que falta ser feito? Por que não consigo emagrecer?”, questiona-se você, quase em desespero.

Calma. Ter disposição para lutar foi o mais importante passo que você deu, agora é hora de saber com quais armas você irá a batalha. Faça a si mesma algumas perguntas e as respostas serão a munição.

Como é meu estilo de vida?

por oque nao consigo emagrecer

Antes de mais nada, emagrecer é uma atitude pró-ativa. Com as raras exceções de praxe, ninguém emagrece apenas deixando de comer ou correndo maratonas.

O corpo humano municia-se de calorias para absolutamente todas as atividades que faz. Todas. O grande problema é o excesso de consumo e o baixo gasto calórico.

Graças às imensas facilidades que o mundo moderno nos propicia, a sombra do sedentarismo ronda todos nós. E nem é preciso fazer uma longa análise sobre nosso dia a dia. Responda:

  • Quantas vezes por dia você utiliza um veículo automotor para realizar trajetos cotidianos, como ir ao mercado e ao trabalho?
  • Qual foi a última vez que você andou de bicicleta?
  • Onde foi feita sua última refeição importante: em casa ou na rua? O que constava do cardápio?
  • Quantos minutos você consegue caminhar sem ficar esbaforida ou com os músculos doloridos?

Você já leu, viu e ouviu isso o que direi aqui milhares de vezes, mas repetiremos até a exaustão: o binômio “alimentação balanceada e controlada – atividades físicas regulares” é a recomendação padrão de qualquer profissional de saúde sério. Não há como escapar disso, caso precise mudar a forma como é feito os alimentos, você pode fazer um curso de gastronomia online fitness.

Como está meu metabolismo?

Às vezes, o buraco é subterrâneo, como diria uma amiga. Muitas leitoras fazem tudo direitinho, conforme o figurino: malham, comem direitinho, utilizam remédio para emagrecer natural e deixaram o sedentarismo para trás.

Mesmo assim, a balança insiste em manter-se no mesmo patamar, não importa quanto esforço se faça. Nesse caso, o problema pode ter origem hormonal.

Uma investigação médica capitaneada por um endocrinologista irá verificar por métodos laboratoriais a produção dos hormônios, principalmente os produzidos pelas glândulas adrenais, pela hipófise e pela tireoide. Nesses casos, um misto de medicamentos e dieta desenvolvida exclusivamente para cada caso pode ser a solução.

Na próximas vezes em que a questão “por que não consigo emagrecer?” aparecer em sua mente, amplie o raciocínio e procure a ajuda de um médico. As respostas aparecerão com maior facilidade e os métodos para emagrecer usados por você serão mais eficazes.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *