A acupuntura é largamente utilizada em tratamentos clínicos que envolvam principalmente o alívio e/ou supressão da dor. O nome ocidental é oriundo do latim, mas o nome chinês também lida com outros métodos de atingir os pontos de acupuntura.
Contudo, alguns acupunturistas e médicos que utilizam o método usam as agulhas como coadjuvantes em tratamentos de perda de peso. O emagrecimento por acupuntura tem atraído leitoras curiosas em saber se há algum fio de verdade no que dizem páginas da internet e revistas.
Pois restou a mim, curiosa como sempre, tentar descobrir algo sobre o emagrecimento por acupuntura.
Acupuntura: pontos e meridianos
Na acupuntura, estimula-se os chamados pontos de acupuntura e os meridianos para o obtenção dos efeitos terapêuticos. De acordo com estudos fisiológicos recentes, existem 309 pontos em terminações nervosas e que afetam as sinapses entre neurônios e 286 pontos sobre os vasos sanguíneos (veias e artérias). Já os meridianos são espécies de canalizações de energias ligadas aos órgãos, com origens e destinos distintos. Acompanhe esse pequeno diagrama improvisado, seguindo a ordem meridiano-origem-destino:
- Intestino grosso-Mãos-Cabeça;
- Estômago-Cabeça-Pés;
- Pulmão-Tronco-Mãos;
- Baço-Pés-Tronco;
- Coração-Tronco-Mãos;
- Intestino delgado-Mãos-Cabeça;
- Bexiga-Cabeça-Pés;
- Rins-Pés-Tronco;
- Pericárdio (a membrana que envolve o coração)-Tronco-Mãos;
- Triplo aquecedor-Mãos-Cabeça;
- Vesícula biliar-Cabeça-Pes;
- Fígado-Pés-Tronco.
E onde entra o emagrecimento por acupuntura?
A acupuntura estimula, grosso modo, o sistema nervoso, estimulando os neurônios e seus receptores a agir em três níveis (lembrando que o que escrevo é um resumo sem intenções maiores além de informar):
- Local, para alívio de dores localizadas
- Espinhal, inibidor de dores mais profundas;
- Supra-espinhal, que atinge o córtex cerebral.
Esse último nível é que nos interessa. Ao estimular os pontos supra-espinhais, há durante o trajeto do estímulo a produção de endorfinas e neurotransmissores importantes, como a serotonina e a dopamina. Como já disse em textos anteriores, mais especificamente “Emagrecimento e ansiedade” e “Dieta da serotonina“, essas substâncias estimulam as sensações de prazer e saciedade, eliminando a ansiedade e a depressão.
Como muitas de nós comemos compulsivamente quando estressadas ou ansiosas, o emagrecimento por acupuntura estimula os pontos que eliminam os acessos ansiosos, além de estimular o metabolismo graças ao estímulo à hipófise, glândula cerebral que produz a maioria dos hormônios.
Seja cautelosa ao se submeter ao emagrecimento por acupuntura. Como você deve saber, apesar de ser uma técnica reconhecida como complementar pela Organização Mundial da Saúde, deve-se escolher o profissional acupunturista com extremo zelo. Prefira os chamados médicos acupunturistas e não espere milagres. A acupuntura não faz nada sozinha.
Até a próxima!