O sucesso de uma dieta está diretamente relacionado com o organismo da pessoa que a faz. Se o corpo retém líquidos facilmente e possui anos de gorduras e toxinas acumuladas, é preciso fazer uma Dieta da Desintoxicação.
Imagine que seu organismo é um dependente químico que precisa livrar-se tanto do vício quanto do que o sustenta; é mais ou menos o que a Dieta da Desintoxicação faz com alguns passos simples e a disciplina que minhas amigas leitoras tem de sobra.
Conteúdo
O que vem a ser a Dieta da Desintoxicação?
A Dieta da Desintoxicação parte de uma premissa que muita gente não leva em consideração quando quer iniciar uma dieta, seja ela qual for. Se o organismo está acima do peso recomendado por muito tempo, significa que ele possui diversas substâncias que fazem com que nós permaneçamos com o sobrepeso: água acumulada, reservas de gordura, toxinas.
Essas substâncias tomam conta do organismo assim como a nicotina se apodera do cérebro de um fumante e nos faz querer sempre mais gorduras e toxinas.
Se você acha que peguei pesado comparando o sobrepeso ao vício do cigarro, é por que precisa da Dieta da Desintoxicação. Esta dieta fará que o corpo elimine os vetores que causam inchaço e peso extra apostando em alimentos e bebidas que auxiliam na desintoxicação. É possível secar até 2 quilos em um dia, se o metabolismo da pessoa ajudar.
Como age a Dieta da Desintoxicação?
O pulo do gato da Dieta da Desintoxicação são os alimentos escolhidos e a forma com que eles são consumidos. Os alimentos selecionados nos cardápios da Dieta da Desintoxicação possuem várias funções que desincham, desintoxicam e ajudam a perder peso. Há alimentos diuréticos, que nos fazem eliminar água, como frutos com alto teor de água (melancia e melão); comidas e temperos termogênicos, que aumentam a temperatura interna do corpo e queimam calorias; frutas, legumes e verduras ricos em fibras e antioxidantes; proteínas e carboidratos bem dosados e de fontes saudáveis.
Quais são os passos da Dieta da Desintoxicação?
- Dieta da Desintoxicação Líquida – Feita no primeiro dia, tem como base sucos de frutas – recomenda-se escolher uva, abacaxi, limão e laranja batidos com especiarias como gengibre e canela – , sopas e iogurte light batido com frutas. Alie os sucos e sopas a uma alimentação regrada e distribua o consumo em diversas partes do dia.
- Dieta da Desintoxicação Higienista: feita no segundo dia, tem como base alimentos sólidos saudáveis e que precisam ser separados por função: não se pode comer carboidratos e proteínas em uma mesma refeição. Essa fase da dieta ajuda no trato intestinal, dá um gás no metabolismo e, por tabela, nos ajuda a perder peso mais facilmente, tanto pela absorção correta dos nutrientes quanto pela eliminação de líquidos.
Quais as contraindicações da Dieta da Desintoxicação?
- Não faça a Dieta da Desintoxicação por mais de dois dias. Ela apenas ajuda a eliminar o que não presta; viver dela não é possível pois ela é incompleta em nutrientes essenciais em uma dieta;
- Idosos, crianças, gestantes, lactentes e pessoas com problemas de estômago e rins não devem fazer a Dieta da Desintoxicação;
- Combine a dieta com novos hábitos alimentares e atividades físicas;
- Falando em atividades físicas: não exagere nos exercícios durante os dois dias de duração da Dieta da Desintoxicação.
- E, claro, consulte sempre seu médico antes que começar qualquer dieta. Gosto de pensar que sou criteriosa, mas não sou nutricionista e esse blog não é consultório médico, ok?
Até a próxima!